Você Tem o hábito de falar sozinho? Nem imagina os benefícios que isso tem!

publicidade

Falar sozinho pode levar as pessoas que estão à tua volta a te olharem de uma maneira estranha. Muitos pensarão que estás louco. Apesar disso, alguma vez te surpreendeste a falar sozinho? Talvez já tenha adotado isso como um hábito ou como uma parte do teu ser.

Muitas pessoas falam sozinhas porque, dessa maneira, são capazes de espairecer a sua mente. Outras, se estão estudando, usam essa tática para memorizar e relacionar conceitos que antes pareciam não ter nexo algum. Em muita ocasiões também falamos em voz alta para combater a solidão.

Seja qual for o motivo pelo qual falas sozinho, não te envergonhes. Como podes ver, os motivos podem ser variados e podem ajudar em determinadas situações. Ainda não consideras que falar sozinho é algo positivo? Então confere a seguir os 3 benefícios que este hábito pode trazer.

3-beneficios-falar-sozinho

1 – Falar sozinho traz tranquilidade

Talvez tenhas te surpreendido a falar sozinho quando te encontravas sob pressão. Numa situação stressante ou de muita pressão, falar sozinho pode ajudar a administrar o stress, a espairecer a mente, a te organizares melhor e a ver as coisas de uma maneira mais clara.

Falar sozinho também ajuda quando os teus nervos afloram, porque te encontras sozinho e isso te incomoda. Existem muitas pessoas que não sabem estar sozinhas ou que se sentem afogadas por essa sensação. Falar em voz alta pode ajudar essas pessoas a se sentirem acompanhadas.

2 – Falar sozinho faz com que sejas mais eficiente

Como bem dissemos antes, diante de uma situação de pressão, falar sozinho faz com que sejas mais ativo e eficiente. Para dar uma base científica a essa afirmação, um estudo realizado por psicólogos investigou esse assunto para confirmar o que já se supunha e confirmou-se que falar sozinho nos permite esclarecer as ideias e encontrar opções mais rapidamente. Isso pode nos ajudar se nos sentimos bloqueados diante de um projeto ou se nos sentimos perdidos e não sabemos por onde começar.

3 – Falar sozinho pode motivar-te

Acreditas que falar sozinho lhe permite ser mais eficiente e ter as ideais mais claras? Falar sozinho também tem outro grande benefício que nos incentiva a levar os nossos sonhos e ideais em frente para torná-los realidade. Falar sozinho motiva e serve como propulsor para o sucesso.

Quando falas contigo mesmo em voz alta para resolver um problema, não consegues evitar a emissão de palavras de encorajamento. Sem te dares conta, estarás te animando para seguir em frente e levar de um bom modo tudo o que estás a fazer.

Por isso, é muito bom falar se estás te preparando para uma prova ou se simplesmente estás a passar por uma situação difícil. Por um lado memorizarás melhor os conceitos, mas por outro conseguirás esclarecer a mente e ver a solução para o teu problema. Se ficas em silêncio, talvez te sentirás triste e um pouco frustrado.

 

Fonte Altamente

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *