Segundo estudo, as crianças que chupam os dedos e roem as unhas têm menos probabilidades de desenvolverem alergias no futuro!

publicidade

Os pais quando os filhos são pequeninos tentam protegê-los ao máximo e evitar que eles tenham contacto com sujidades, com poeiras, com a terra e com tudo aquilo que lhe pode causar alergias.

Mas segundo um estudo tudo isso é o que faz com que depois a criança desenvolva defesas no organismo para combater essas mesmas alergias causadas pelos mesmos.

Uma das principais formas em que os “bichinhos” entram no organismo da criança é através da boca, pois as crianças mexem nas coisas e depois chupam os dedos ou roem as unhas o que faz com que entrem directamente em contacto com o organismo.

Tudo isto vai fazer com que no futuro, a crianças seja menos propensa a sofrer de alergias.

Percebe aqui porquê!

crianças que chupam os dedos

Enquanto os pais podem desaprovar quando os filhos começam a chupar o dedo e roer unhas, uma nova pesquisa sugere que no final das contas esses maus hábitos têm um resultado positivo. Um estudo realizado por pesquisadores da Nova Zelândia e do Canadá envolvendo mais de 1.000 crianças descobriu que chupadores de dedos e roedores de unha são menos propensos a desenvolver sensibilidades alérgicas. Não é só isso. Ao que parece, os benefícios aumentam quando as crianças possuem ambos os hábitos.

Nossos resultados são consistentes com a teoria da higiene que afirma que a exposição precoce à sujidade ou germes reduz o risco de desenvolver alergias“, disse um dos pesquisadores, Malcolm Sears da Universidade McMaster, no Canadá. “Embora nós não recomendamos que estes hábitos devem ser incentivados, não é de todo uma mania ruim.

Para o estudo, os pesquisadores colectaram dados de 1.037 participantes nascidos em 1972-1973 em Duedin, Nova Zelândia. Os cientistas anotaram se os participantes chupavam o dedo ou roíam as unhas nas idades de 5, 7, 9 e 11 anos. Anos mais tarde, com 13 e aos 32 anos foram testados para alergias. Foi observado que um terço das crianças tinha esses hábitos e aos 13 anos, essas crianças apresentaram 30% menos chances de terem reacções alérgicas a ácaros ou pelos de cachorro e gato em comparação com aquelas que não mantinham os hábitos citados. Essa protecção parece se manter na idade adulta. Apesar desses hábitos não serem higiénicos ou não serem recomendados, parecem ter um lado positivo.

crianças que roem as unhas

Já se sabe que ter animais de estimação, irmãos, contacto com terra e areia, viver na zona rural, entre outros factores ambientais, favorece o reforço no sistema imunológico contra o desenvolvimento de alergias.  Nem os pesquisadores sabem quais  mecanismos biológicos poderiam explicar exactamente o que acontece – uma limitação do estudo que os autores parecem reconhecer!

Fonte Altamente

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *