Se a tua urina tem um odor forte tens que saber isto! Podes estar doente! Descobre aqui as causas!

publicidade

Se a tua urina tiver um cheiro forte, é importante que te informes, para descobrir a causa e descartar certas doenças.

A urina com cheiro forte, odor intenso, fora do normal e desagradável pode ser um sintoma de diabetes descontrolada, fatores dietéticos, ou uma infecção do trato urinário.

Leia a seguir sobre outras doenças e condições que podem causar urina com odor forte e mau cheiro e os medicamentos que tratam a causa subjacente. É sempre aconselhável que identifique as suas causas e os alimentos que causam esse mau odor, com um especialista ou o seu médico de família.

A urina tem um odor natural, mas geralmente pouco forte. A urina com um cheiro mais intenso não é geralmente um motivo de preocupação. No entanto, por vezes, a urina com cheiro forte ou pouco comum, é sinal de um problema médico subjacente.

cor_cheiro_urina

Alimentos que deixam a urina com cheiro forte

Existem certos alimentos que podem fazer a urina ter um cheiro forte. Um alimento que muitas pessoas dizem fazer o cheiro da sua urina ficar mais forte é o aspargo (Asparagus officinalis). Algumas no entanto, dizem que comer aspargos não muda a forma como a sua urina cheira.

John H. McDonald, doutorado da Universidade de Delaware, diz ser possível que a genética de cada um determine se os espargos fazem ou não a urina ter um cheiro forte. Afirma ainda que outra possibilidade é a pessoa ficar com mau odor na urina após comer aspargos, mas apenas alguns conseguem detetar essa mudança de cheiro (McDonald, 2011).

Outros alimentos que podem alterar o odor da urina incluem cebolas, alho e café. Se suspeitar que a razão do mau cheiro da urina é devido a determinado alimento ou alimentos, então eliminar esse alimento da dieta, pode normalizar o odor em menos de 12 horas. Se ao eliminar esses alimentos o mau odor se mantiver, então provavelmente haverá outra causa para o mau cheiro.

Causas médicas subjacentes

Existem diversas situações e doenças que podem causar urina com cheiro forte ou anormal. As causas mais comuns incluem:

Desidratação

A desidratação ocorre quando não bebemos líquidos suficientes. Quando uma pessoa está desidratada, a sua urina fica com uma cor amarelo escuro ou laranja, e com um cheiro forte a amónia. A maioria das pessoas só experimenta desidratação leve e não necessita de qualquer tratamento médico.

Nestes casos, para que o odor da urina volte ao normal basta ingerir mais líquidos, especialmente água. Quando o paciente sentir confusão mental, fraqueza, fadiga extrema, ou outros sintomas fora do normal, então poderá estar a sofrer de desidratação grave e deve receber tratamento médico imediato.

Infecções do trato urinário

As infecções do trato urinário, frequentemente chamadas de ITU, geralmente provocam um cheiro mais forte na urina. Uma vontade urgente de urinar e uma sensação de ardor ao urinar são os sintomas mais comuns de uma infecção do trato urinário.

As bactérias da urina causam infecções no sistema urinário. Se o médico determinar que o paciente tem uma infecção do trato urinário, ele irá prescrever antibióticos para combater as bactérias.

Diabetes

Um sintoma bastante comum da diabetes é a urina com cheiro doce. As pessoas com diabetes não tratada têm níveis elevados de açúcar no sangue. Estes altos níveis de açúcar no sangue provocam que o odor da urina fique doce. Consulte logo que possível o seu médico no caso de a sua urina estar com um cheiro adocicado. A diabetes não tratada é uma doença bastante perigosa e pode ser fatal em alguns casos.

Causas Menos Comuns de Urina com Cheiro Forte

Fístula da bexiga

A fístula da bexiga ocorre quando a pessoa tem uma lesão ou um defeito que permite que as bactérias do intestino se introduzam na bexiga. As fístulas da bexiga podem ocorrer devido a lesões cirúrgicas ou doenças intestinais, tais como a doença inflamatória do intestino, a colite ulcerosa ou a doença de Crohn.

Doença hepática

Um cheiro forte na urina pode também ser um sinal de doença hepática. Outros sintomas da doença hepática incluem náuseas, vómitos, dor abdominal, pele ou olhos amarelados (icterícia), fraqueza, inchaço e perda de peso. Consulte o seu médico imediatamente se tiver sintomas de doença hepática. A doença hepática não tratada pode revelar-se fatal.

Causas Raras

Fenilcetonúria

A fenilcetonúria (PKU – PhenylKetonUria) é uma doença genética incurável que está presente desde o nascimento. Esta doença retira a capacidade do indivíduo quebrar um aminoácido chamado fenilalanina. Outros sintomas incluem:

  • Diminuição da pigmentação da pele;

  • Tamanho da cabeça significativamente menor em relação ao normal (Microcefalia);

  • Atraso mental e das habilidades sociais;

  • Hiperatividade

  • Movimentos incontroláveis dos braços e pernas

  • Retardo Mental

  • Convulsões

  • Erupções cutâneas

  • Tremores

  • Problemas sérios intelectuais e de desenvolvimento

Se esta doença não for tratada precocemente, pode levar ao TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e deficiências mentais graves.

Doença da urina em xarope de bordo

A doença da urina em xarope de ácer (também chamada de Doença da urina em xarope de bordo ou leucinose) é uma doença genética rara e incurável que provoca que a urina cheire a xarope de bordo (ou xarope de ácer). Os pacientes com esta doença não conseguem quebrar os aminoácidos leucina, isoleucina e valina. A falta de tratamento pode levar a danos neurológicos e à morte.

Quando deve consultar o médico?

Marque uma consulta com seu médico se tiver um odor forte ou anormal na urina, com uma duração superior a dois dias, ou então, se tiver sintomas adicionais fora do comum. Se tiver sintomas graves como urina com cheiro doce, confusão mental, flatulência, náuseas ou vómitos, consulte um médico ou um profissional de saúde imediatamente. Estes sintomas podem ser sinais de diabetes, desidratação grave ou doença hepática.

Fonte: especialista24.com

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *