Por que excesso de álcool provoca vômito?

publicidade

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode trazer uma série de efeitos colaterais negativos, inclusive o vômito. Quando ingerimos álcool em grande quantidade, nosso organismo tem uma tendência natural a eliminar a substância por meio do vômito.

Isso acontece de maneira incontrolável porque o corpo precisa colocar o excesso da bebida para fora.

Normalmente, o vômito é uma forma de expelir o álcool que não cabe no estômago, mas ele também pode ser uma reação da intoxicação causada pela bebida alcoólica. Sendo assim, o excesso de álcool provoca o vômito para livrar o organismo das toxinas da bebida.

A mesma situação pode acontecer nos casos de ressaca alcoólica, quando o corpo apresenta uma necessidade de eliminar o excesso da bebida consumida na noite anterior. Vale dizer também que o estômago é um órgão sensível, que reage negativamente a qualquer exagero, tanto na alimentação quanto no consumo de álcool.

Beba dentro do seu limite

Bar, Bebidas

O consumo social de bebidas alcoólicas faz parte da rotina de muitas pessoas, mas é importante beber dentro do limite pessoal, a fim de evitar ocorrências de vômitos, ressacas e outros sintomas desagradáveis. Beber além da conta pode levar uma pessoa a vomitar em público, passar por situações constrangedoras e perigosas e pode provocar diversos problemas de saúde.

Quando uma pessoa vomita por causa do excesso de bebidas alcoólicas, ela deve se hidratar, bebendo muita água, isotônicos e sucos de fruta. O vômito causa desidratação. Além disso, a bebida exagerada também traz tonturas, dores de cabeça e mudanças de comportamento.

Drinks com amigos

Segundo pesquisas, o consumo de 40 miligramas de etanol por 100 mililitros já provoca o desconforto da ressaca. Outro risco do consumo descontrolado de álcool é o coma alcoólico, condição que exige internação e aplicação de glicose.

A bebida causa um efeito extremamente negativo no sistema vascular, levando o indivíduo a demonstrar sintomas como dor de cabeça, vômitos e gastrite. O maior perigo do consumo excessivo de bebidas alcoólicas é a overdose, que pode levar à morte.

Mais Cerveja

Consumo Consciente

Não exagere, principalmente se você for um consumidor eventual de bebidas alcoólicas. As pessoas que não têm o costume de beber podem desenvolver os sintomas negativos da bebida mais rapidamente, passando de um estado de euforia para um estado de depressão e mal-estar em pouquíssimo tempo.

Vômitando depois de beber

Valorize a sua vida e das pessoas que estão com você. Nunca dirija seu veículo após consumir bebidas alcoólicas! A prevenção e a moderação são sempre as melhores escolhas!

Fonte Site Curiosidades

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *