Homem derrete depois de cair em fonte termal do Parque de Yellowstone

publicidade

A gente pode até não gostar muito daqueles sinais que nos proíbem de fazer isso ou aquilo quando visitamos atrações variadas, mas todo mundo sabe que os alertas estão ali por algum bom motivo, certo? Pois um cara resolveu ignorar um desses avisos ao visitar o Parque Nacional de Yellowstone nos EUA, e sabe o que aconteceu? Algo nada, nada bom!

De acordo com Fiona MacDonald, do portal Science Alert, o rapaz — Colin Scott, de 23 anos — e sua irmã estavam passeando por uma área conhecida como Norris Geyser Baisin (ou Bacia do Gêiser Norris em tradução livre), uma das zonas com as fontes hidrotermais e gêiseres mais dinâmicos do parque. Então a dupla achou que seria uma boa ideia entrar em uma das fontes para tomar um banho bem quentinho.

Burrice

O incidente aconteceu quando, ignorando os sinais de alerta que existem espalhados pelo parque, Colin saltou a cerca de proteção e se aproximou de uma fonte termal para checar a temperatura da água. Infelizmente, o moço escorregou e caiu dentro da lagoa — e no dia seguinte, quando seu “corpo” foi recuperado, as autoridades descobriram que ele havia derretido quase completamente.

Norris Geyser Basin

Na verdade, as autoridades só conseguiram encontrar o pouco que restou de Colin porque, quando ele escorregou, seus chinelos ficaram na margem da fonte. Além disso, a carteira do rapaz também foi recuperada pelos guardas do parque.

A prática de tomar banho nas fontes termais é expressamente proibida em Yellowstone devido à fragilidade dessas estruturas e ao incrível perigo que elas impõem. Para você ter uma ideia, a fonte que Colin havia escolhido para tomar seu banhinho conta com temperaturas escaldantes que passam dos 120 °C, sem falar que os minerais presentes nas águas as tornam bastante ácidas.

Norris Geyser Basin

Como você deve saber, o Parque de Yellowstone fica sobre um supervulcão geologicamente ativo, cuja lava se encontra borbulhando sob a superfície. É esse vulcão que aquece os gêiseres e a água das fontes termais que existem na região, e as que se encontram na Bacia de Norris — que fica sobre uma área onde três falhas geológicas se encontram — são as mais quentes do parque.

Portanto, além de Colin decidir ignorar os avisos de perigo, ele escolheu uma das fontes que mais oferecem riscos aos humanos. O contato não só pode provocar queimaduras graves — e potencialmente fatais —, como pode dissolver a pele e até os ossos de quem tiver a péssima ideia de se aventurar por essas águas.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *