Antes de comer um ovo é sempre bom prestar muita atenção à cor da gema! Nem imagina porquê!

publicidade

Alguma vez paraste para pensar de que cor deve ser a gema do ovo que vais consumir? Esse detalhe é mais importante do que imaginas!

Há 100 anos, cientistas descobriram que a cor da gema é definida pela quantidade de carotenóides que contém. Eles são antioxidantes que ajudam o corpo a produzir vitamina A e melhoram o estado dos nossos ossos. Portanto, quanto mais forte a cor da gema, mais propriedades boas ao corpo humano o ovo oferece.

ovos_cor_2

A cor da gema depende diretamente do que as galinhas consomem. Se a alimentação não é variada e se baseia unicamente em grãos, a gema será de um amarelo fraquinho. Se, além de grãos, a alimentação incluir milho, plantas e insetos, a cor será mais alaranjada. Grandes empresas do setor têm uma escala especial com 15 tons de amarelo e laranja para determinar a qualidade do ovo — e, consequentemente, o preço da dúzia.

ovos_cor_3

Em geral, é preferível consumir ovos com a gema alaranjada. Isso porque eles trazem mais substâncias boas para o nosso organismo.

ovos_cor_4

Um outro aspecto que deve ser levado em consideração é que, às vezes, uma gema clara pode ser um fenómeno temporário. No inverno, a cor da gema fica menos intensa em função de uma alimentação mais pobre da galinha. Mas, na maioria dos casos, as gemas claras indicam que a ave está cansada e ovos deste tipo não oferecem todos os nutrientes necessários.

O ideal (se não se importar com o preço, claro) é comprar ovos orgânicos, eles são sempre muito mais saudáveis.

Fonte altamente

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *